quinta-feira, 21 de maio de 2020

TIBURTINO GONÇALVES DE SOUZA


Tiburtino Gonçalves de Souza é mais um areiabranquense de valor irrefutável a quem a mídia local nunca prestou qualquer homenagem; esquecido, enfim. Certamente, esse assunto me faz lembrar o meu Pai, o velho Luiz Cirilo, que, infelizmente, já pertenceu à essa Legião; mesmo após prestar relevantes serviços, na área de transporte coletivo de passageiros, na nossa querida cidade de Areia Branca, por cerca de meio século. Felizmente, em tempos mais recentes, seu nome passou a ser mais comentado por algumas figuras representativas da nossa sociedade, como, por exemplo, o vereador Mercinho (autor do projeto que deu o nome de Luiz Cirilo à rua da frente), o jornalista Francisco Ventura (que descreveu a sua história num jornal local), igualmente ao blogueiro Antônio Miranda e ao escritor e amigo “Chico de Neco Carteiro”. Sou grato a todos.
Na verdade, a intenção é falar do grande líder, defensor dos trabalhadores, Tiburtino Gonçalves de Souza, que, na Vila de Areia Branca, nos primórdios de 1919, colocou em prática suas ideias revolucionárias, apenas dois anos após a Revolução Russa de 1917.
A ideia principal do Tiburtino era criar uma sociedade para amparar as populações carentes daquela região. Inclusive, ele sustentava o princípio de que cada trabalhador profissional era considerado um artista. Foi então que, em 12/10/1919, foi fundada a Sociedade de Artistas de Areia Branca, com a composição que exporemos a seguir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu